Pesquisas concluídas
Varlei Rui Ertel | O turismo como objeto de estudo das Ciências Sociais: um olhar para as publicações e o diálogo com a Sociologia Econômica. (Trabalho Completo)
Resumo:
O turismo e suas múltiplas relações com o mundo social pode ser um rico objeto de estudos das Ciências Sociais, assim, o objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica exploratória a fim de observar o estado da arte do turismo no que abrange o conhecimento científico lastreado pela Sociologia, especificamente, observar as possíveis aproximações com a Sociologia Econômica. O foco deste trabalho de conclusão de curso está na descrição de artigos que pensam a atividade turística pela chave dos mercados e das relações socioeconômicas que contemplam as relações de poder. A pesquisa faz o mapeamento de quinze artigos científicos publicados em revistas acadêmicas vinculadas ao SciELO do período de 2010 – 2020. A partir da interpretação dos dados verificou-se que os artigos abordam temas como relações de poder, meio ambiente, rural, mercado, política, cultura, estilos de vida e valoração do patrimônio histórico, porém, dentro dessas categorias temáticas são inscritos outros temas coadjuvantes, como por exemplo a precarização do trabalho, pobreza, gênero, conflitos imobiliários e outros. |
Neivânia Teodoro | Juventude, mundo rural e ação pedagógica: contextos institucionais e práticas discursivas nos processos de formação educacional. (Trabalho Completo)
Resumo:
Conforme o último censo rural divulgado pelo IBGE, é persistente o dado de diminuição da juventude no meio rural em atividades agrícolas tão bem como o consequente envelhecimento da população rural (IBGE, 2019). Esses dados podem ser indicadores de um dilema intergeracional: jovens encantados pelas novas tecnologias e atraídos pelo consumo e pais agricultores que ainda vêem a agricultura como atividade de tempo integral. Esta pesquisa explora a influência de instâncias institucionais catarinenses, a partir de duas experiências de cursos para jovens rurais: ?Alfa Jovem? oferecido pela Cooperalfa, e ?Ação Jovem Rural? pela Epagri. Foi possível identificar como estes espaços educacionais mobilizam discursos e ferramentas de gestão os quais acomodam uma forma de socialização desses/dessas jovens no mercado de trabalho. Observa-se como estes recursos fazem um apelo de continuidade da reprodução social das próprias instituições citadas, com uma proposta de empreendedorismo rural como única via de solução do problema da crise geracional. |
Leonardo Silva | Economic policy makers e as guerras palacianas: o Brasil do início da era Sarney em questão. (Trabalho Completo)
Resumo:
A tese analisa os processos de composição e recomposição do espaço dos economic policy makers no início do governo Sarney à luz das guerras palacianas em torno da formulação da política econômica brasileira. Utilizando a internacionalização das elites como principal fio condutor, explorou-se o caminho do meio entre a interpretações mecanicista e voluntarista ao focarmos as trajetórias dos economic policy makers assim como seu espaço de atuação somado ao contexto político e econômico mais amplo. Os métodos mobilizados foram sobretudo a prosopografia, a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e a análise de conteúdo e as fontes consultadas jornais, verbetes biográficos/temáticos e entrevistas. O período analisado ? que compreende de meados de 1984 ao início de 1986 ? sugere três momentos distintos. Um momento inicial o qual traz a promessa de uma administração pautada numa combinação de austeridade com progresso, um segundo momento em que os economic policy makers mobilizam-se em torno do embate austeridade x progresso e o último momento identificado pela vitória da heterodoxia como modelo econômico e do progresso como objetivo primeiro da política governamental. Situamos a atuação de dois blocos de agentes: de um lado, Funaro, Sayad, Sarney e etc. os quais resistiram às imposições do FMI, Banco Mundial, EUA e demais países centrais e, de outro lado, Dornelles, Lemgruber, Rosenberg e etc. que as defenderam como se fossem seus autores. Devido às especificidades de seus perfis, estes últimos demonstravam possuir não apenas uma ?afinidade de habitus? ? derivada do comprometimento com o monetarismo e a doxa neoliberal, da forte americanização e da proximidade com instituições como o FMI ?, mas também uma ?solidariedade de interesses? ? derivada do desejo comum de levar a cabo a liberalização da economia brasileira ? com as autoridades internacionais. Utilizando como chave analítica a internacionalização e, nesse caso, a americanização, verifica-se que a doxa neoliberal foi inculcada nestes e outros membros da elite brasileira que, por sua vez, buscavam acumular esse capital internacional de matriz estadunidense visando conservar/melhorar suas posições sociais e acabaram utilizando-o como arma nas guerras palacianas pela definição do modo legítimo de condução da economia no início da Nova República. Cabe sublinhar, todavia, que não obstante a americanização aparecer fortemente associada a preferência pelo monetarismo, nem todos os agentes dotados de uma trajetória americanizada eram necessariamente monetaristas. |
Xochilt Ibarra Goulart | GG EASY Gênero e jogo no mundo virtual: novos espaços e novas tensões. (Trabalho Completo)
Resumo:
Há poucos anos, o território masculino dos jogos eletrônicos recebe e tem se modificado para atender um novo público consumidor, a mulher. Com um teor exploratório, a pesquisa procura analisar as interações entre jogadores homens e mulheres dentro do mundo virtual, que se mostra um grande campo de pesquisa, de relações sociais intensas e conflituosas, de disputas de espaços e posições pré-estabelecidas. As mulheres, assim como pessoas de orientação não-binária, estão começando a povoar espaços antes considerados como exclusivamente masculinos e que, supostamente, demandam habilidades masculinizadas para manutenção de relações de poder. Essa pesquisa é de caráter exploratório e teve como autores de referência Nobert Elias e Pierre Bourdieu, autores que contemplam o nascimento de novas instituições como espaço e momento de tensões e disputas, como o caso dos jogos eletrônicos e os novos atores que chegam a este espaço virtual. Como metodologia, propomos uma pesquisa de traços etnográficos e uma descrição densa a partir do conceito de afetação (a partir da experiência da pesquisadora que é uma jogadora) conforme a proposta de Geertz e Favret-Saada, respectivamente. Apesar de ainda serem espaços institucionalizados como predominantemente de homens, as jogadoras têm quebrado as barreiras dos papéis sociais para a ocupação de um novo espaço, transformando suas dinâmicas internas, clamando por regras que contemplem e respeitem as novas jogadoras. |
Daniela Cristina Geisler | Estado, mercado e cinema: a mobilização dos atores na regulação da CONDECINE sobre o Video on Demand (VoD). (Trabalho Completo)
Resumo:
Esta dissertação propõe, a partir de um enquadramento sociológico, analisar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (CONDECINE) e os percalços da sua genealogia. A partir disso, pretende-se identificar os atores envolvidos em seu processo de criação e na implementação da Instrução Normativa que regulamenta a comunicação audiovisual na TV Paga, além da regulamentação da CONDECINE –Video on Demand (VoD) e na tentativa de recolhimento deste tributo. Amparados pelo referencial da Sociologia Econômica, aborda-se a conformação das relações entre Estado e mercado tão bem como a ação de atores poderosos, os quais mobilizam recursos (capital político) no sentido de influenciar as políticas públicas do Estado em seu favor. Argumenta-se aqui que esse fenômeno não é inexorável, antes, se trata de um processo político-cultural complexo e passível de contestação. Este trabalho possui um recorte a partir da criação da contribuição, em 2001, e vai até o fim do governo presidencial de Michel Temer. O recolhimento da CONDECINE se justifica por meio do apelo à competição desigual. O trabalho problematiza, especialmente, o não recolhimento da CONDECINE das operadoras de vídeo sob demanda. Sob o viés da sociologia e a partir, principalmente, de entrevistas semiestruturadas, buscou-se interpretar a disputa entre os atores na regulação da CONDECINE – VoD e analisar o perfil dos envolvidos. |
Filipe Scotti | “Ricrardo, voa!” : a dor e a delícia de ser motoboy na Grande Florianópolis. (Trabalho Completo)
Resumo:
Características das congestionadas cidades brasileiras, desenhadas sem a mínima preocupação com a mobilidade urbana, o motoboy surge nesse cenário como profissional que escapa do trânsito com seu veículo de duas rodas. Cortando caminho pelo corredor, ele chega antes, conseguindo assim antecipar o tempo de descolamento em relação aos outros veículos de quatro rodas. A vantagem traz consigo o risco: os perigos do trânsito diário, aliado ao seu modo de pilotar. A pesquisa teve como referência Pierre Bourdieu e seu conceito de habitus, apontando como se constrói a profissão e formas de agir consideradas razoáveis. A questão de partida foi compreender como o motoboy elabora a categoria pressa. O método utilizado foi a análise de documentos tão bem como entrevistas com dois ex-motoboys. O resultado da pesquisa – longe da ideia de loucura e irracionalidade – sugere uma mentalidade econômica racional associada ao ganho financeiro ao intensificar o número de entregas diárias. No canto escuro do campo cognitivo ficam os acidentes, a falta de condições de trabalho, a precariedade. |
Thamires Luz de Paula e Silva | “Turismo penitenciário”: economia e prisão na consolidação de uma prática de mercado. (Trabalho Completo)
Resumo:
Como efeito do encarceramento em massa no Brasil intensificam-se as políticas de interiorização penitenciária. Elas retiram as prisões dos espaços urbanos centrais para localidades do interior dos estados. Debruçamos-nos sobre o campo empírico do município de Lavínia, -situado no extremo Oeste do estado de São Paulo – a fim de analisar o fenômeno que se consolidou com a vinda das penitenciárias e então nomeado por agentes locais como turismo penitenciário tendo as visitantes representadas pela nomenclatura mulheres de preso . O fluxo das visitantes que constituem parte estruturante do dispositivo carcerário paulista é compreendido como categoria econômica ao se instalarem como consumidoras em potencial do comércio local da cidade. A metodologia de pesquisa contou com pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. As relações de mercado em Lavínia são pautadas por uma realidade prisional e os serviços ofertados sofrem influências dos signos do cárcere o qual as situa como mulheres vulgares em uma relação de opostos com os moradores da cidade: por um lado os estabelecidos moradores e por outro as visitantes, ou turistas enquanto projeto discursivo de distanciamento da prisão. Os achados da pesquisa vão no sentido em como as penitenciárias constituem-se como não-lugares em que estas mulheres vivem a experiência do estigma sofrendo com a inflação de preços no período de suas visitas aos maridos, filhos e namorados detidos. |
Tamires Aline Ferreira | A graduação da licenciatura em dança em Santa Catarina: o percurso de militância por sua implantação. (Trabalho Completo)
Resumo:
Essa pesquisa pretendeu a partir de análise documental e duas entrevistas conhecer a trajetória para implementação do curso de graduação em dança em Santa Catarina, especificamente na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Através dessas entrevistas pode-se perceber que a história da implementação pelo curso de dança na UDESC é longa, e permeada de reivindicações. Essas reivindicações acontecem seja por meio de ações burocráticas, como também com dança, por meio de ações conhecidas como “Graduação em dança já’ que se constituem enquanto arte engajada. O interesse pela implementação do curso de graduação em dança está relacionado com a preocupação com a docência, pesquisa e profissionalização. Nesse sentido Pierre Bourdieu (1998) reflete sobre como o ingresso numa universidade e o diploma são importantes para legitimar uma profissão. Entretanto, apesar de tantos anos reivindicando o curso de dança na UDESC, ele não ter sido implementado mostra os desafios de uma sociedade racionalizada e com dificuldade de valorizar e reconhecer profissionalmente processos ligados ao movimento artístico do corpo no ambiente acadêmico. É possível constatar a manutenção do dualismo como corpo/mente, que compreende os processos da mente como separados dos processos corpóreos. |
Bruna Lima Riella | Flexibilidade e discurso da autonomia feminina no mercado de trabalho: reflexões partir da venda direta de cosméticos. (Trabalho completo)
Resumo: Esta pesquisa problematiza o setor de vendas diretas e seu discurso como facilitador da independência feminina mesmo sem a existência de um trabalho formal. O foco será a entrada da mulher no mercado de trabalho informal. Tomando como referência os autores da Sociologia Econômica busca-se refletir sobre o processo de profissionalização e a situação da mulher no mercado de trabalho a partir da tensão exploração x conquista de direitos. A análise se dá por revisão bibliográfica da literatura tão bem como com entrevistas semi-dirigidas realizadas com 9 consultoras e 1 diretora de beleza independente Mary Kay no município de Florianópolis. |
Filipe Scotti | Motoboys: a pressa ou a profissão de ganhar tempo. |
Luciene Amantina da Silva | Experiências laborais no mercado de trabalho terceirizado. (Trabalho Completo)
Resumo:
A presente pesquisa aborda as atuais transformações no mercado de trabalho com a flexibilização dos contratos e da legislação trabalhista, bem como suas implicações nas práticas e nas experiências laborais dos trabalhadores e das trabalhadoras terceirizadas para o setor de limpeza da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é verificar como as atuais relações de trabalho terceirizadas podem influenciar nas futuras escolhas de trabalho e por meio de quais estratégias os atores inseridos nesse contexto criam uma visão alternativa de futuro. No primeiro capítulo tratamos da conceituação teórica geral sobre o desenvolvimento histórico do capitalismo de mercado e suas consequências não econômicas. O segundo capítulo busca uma reflexão acerca de como essas tendências refletem e influenciam o mercado de trabalho no Brasil a partir das decisões de políticas econômicas voltadas para a sua aplicação nas relações empregatícias. No terceiro e último capítulo verificamos os aspectos contextuais das experiências e das práticas laborais dos trabalhadores, considerando suas origens familiares, experiências profissionais, as condições de trabalho atuais e as pretensões de trabalho futuras. Fundamentada no referencial teórico da sociologia do trabalho e da sociologia econômica, para tal investigação foram realizadas entrevistas com treze trabalhadores terceirizados, além de pesquisa bibliográfica e observação direta. Os resultados demonstram que antes do êxito econômico na inserção no mercado de trabalho, objetiva-se a especialização por meio da educação formal como maneira de satisfação e superação pessoal. |
Jean Matheo Piccini Lago | Excitação no século XXI: Jogos eletrônicos em perspectiva sociológica. (Trabalho Completo)
Resumo:
Esta pesquisa fez um cruzamento das reflexões sobre as novas sociabilidades do ciberespaço e os jogos eletrônicos nas últimas décadas. De um lado o ciberespaço como ambiente de sociabilidade que gera e é gerado por novas tecnologias ligadas aos computadores e suas conexões através de redes e o ambiente dos esportes ? seguindo Elias & Dunning ? como contexto da excitação na era moderna pacificada, onde as disputas (sancionadas do ponto de vista da violência explicita) ganham dimensão civilizadora, pacificada, sem escapar da tensão das disputas. Esse espaço de cruzamento é onde se situam os jogos eletrônicos. O método utilizado foi uma netnografia em três campeonatos do jogo LoL (League of Legends) tão bem como a netnografia das aulas ministradas virtualmente por técnicos preparadores de jogadores que pretendem participar de campeonatos profissionais; estes dois ambientes permitem vislumbrar a construção da rotina do jogo ? seja no seu aspecto cognitivo, seja na exploração dos desafios emocionais que devem ser contidos, aspectos apontados por Elias como cruciais na racionalização e psicologização respectivamente do processo civilizatório. |
Natália Fonseca de Abreu Rangel | O ativismo gordo em campo: política, identidade e construção de significados. (Trabalho Completo)
Resumo:
A presente investigação tem como objetivo a análise e descrição de maneiras pelas quais o ativismo gordo se legitima no Brasil abrangendo a construção de significados, organização e estratégias de ativistas gordos/as. Para tal são estudados aspectos sociais norteadores para a discussão sobre a construção da gordofobia na sociedade, tais quais: as mudanças na alimentação e no trabalho na sociedade contemporânea e neoliberal; a patologização da pessoa gorda e as controvérsias do discurso médico sobre obesidade; e o ativismo gordo. Também se analisa como agentes ativistas gordas/os se organizam em relação aos campos econômico e midiático estabelecendo relações de afeto, embate e disputa de significados. São recursos metodológicos neste trabalho a netnografia, entrevistas presenciais individuais semi-estruturadas, pesquisa de campo, grupos focais, análise de discurso e análise de conteúdo. Para realizar as análises propostas foram utilizados como referenciais teóricos principalmente os autores Pierre Bourdieu a partir dos conceitos de campo e habitus, Howard S. Becker a partir de conceitos e categorias da teoria sobre estabelecidos e outsiders, construção social do ponto de vista de Deborah Lupton e Viviana Zelizer à luz dos conceitos de esferas hostis e vidas conexas. Foi possível concluir que os conceitos construídos por ativistas gordas/os são estabelecidos por meio de disputa de significados dentro desse grupo de outsiders sem inclinação política homogênea, e fora deste grupo disputando significados em relação a conceitos legitimados pelo discurso médico e no imaginário popular que fazem parte da estigmatização do corpo gordo. Há incorporação do uso de categorias nativas do ativismo gordo por parte da mídia e do mercado. Nota-se a influência de outros ativismos relacionados à multiplicidade identitária como LGBTQ+, feminismos e movimento negro nas pautas do ativismo gordo. A partir da relação com diversos campos, são estabelecidas práticas e traçadas estratégias de resistência e/ou adequação por parte de ativistas gordas/os. |
Bárbara Michele Amorim | Novo corpo, nova vida: o mercado de cirurgia bariátrica em perspectiva sociológica. (Trabalho Completo)
Resumo:
A ideia de urgência para tratar a obesidade e controlar o Índice de massa corporal – IMC da população aparece como divulgação positiva, propaganda da cirurgia bariátrica e metabólica, sempre vinculada a sua excelência/eficiência, mesmo quando há possibilidade de complicações pós-cirúrgicas. Esta pesquisa pretendeu explorar o quanto a atuação médica e seu discurso nesse espaço abrangente de definições, soluções e interpretações sobre o tema joga um papel fundamental, os quais igualmente disputam nesse espaço o mercado simbólico da obesidade. Entendemos que a obesidade é disputada por diversas categorias profissionais da saúde como uma violência simbólica. Partindo da hipótese de que o cirurgião é mais ou tão importante no momento da produção discurso (veiculação de informações em blogs, sites e Facebook) que antecede a cirurgia quanto no momento da prática no campo, pretendemos compreender como a cirurgia bariátrica é legitimada pelos diversos atores (cirurgiões, endocrinologistas, psicólogos, nutricionistas e pacientes), como estes discursos circulam pelas mídias sociais e analisar alguns aspectos dos sentidos e riscos negociados entre saúde e doença. Nosso trabalho, com o auxílio dos autores da NSE, se posicionou em oposição a duas frentes: a primeira é a da Nova Economia Institucional e sua pressuposição do ator racional; a segunda é a racionalização da saúde com sua noção de risco. Tanto em uma abordagem como em outra, os indivíduos agiriam apenas de forma racional diante da obesidade e fariam a cirurgia como forma de diminuir os riscos. O que essas análises não questionam é como o risco é criado e se torna um quadro cognitivo legitimado; igualmente não articulam os fatores sociais (como o estigma), históricos e políticos na análise sobre a tomada de decisão frente a cirurgia. De uma forma ou de outra (aceitando ou não a cirurgia como legítima), todos os atores envolvidos sofrem a pressão do campo. Pudemos observar a reprodução dos termos, vantagens e conhecimentos científicos pelo pacientes/clientes nos grupos do Facebook. Constatamos igualmente o uso de imagens para exemplificar e mostrar as transformações do corpo pré e pós-cirurgia (o conhecido antes e depois que tem sua origem nos livros didáticos da área médica e que passaram ao uso público de pessoas candidatas a cirurgia ou recém operadas). Esses usos são manifestações visíveis da imposição simbólica do saber médico. |
Natália Rangel | Redes da internet como meio educativo sobre gordofobia. (Trabalho completo)
Resumo:
O presente trabalho analisa como funcionam e como são formadas as redes da internet que informam sobre gordofobia, buscando entender seu potencial educacional bem como sua capacidade de gerar ativismo. Há contextualização dos movimentos que ocorreram no campo da saúde e no campo feminista em que a discussão sobre o corpo da mulher vem sendo aprofundada. Entende-se que o momento atual, que propicia a consolidação da luta contra a gordofobia, pode ser reconhecido como o que Sonia E. Alvarez classificou como o terceiro momento1 da trajetória feminista latinoamericana, o “sidestreaming”, ampliando o fluxo horizontal de discursos e práticas de feminismos mais diversos e plurais. Foi realizada a análise de conteúdo de 8 páginas virtuais sendo elas divididas em páginas de rede social (Facebook), grupo de rede social, blog e site. Foram entrevistadas oito mulheres ciberativistas responsáveis por gerar conteúdo para as páginas virtuais. Ao analisar o conteúdo das páginas virtuais, o mesmo foi dividido em 4 categorias: estética, saúde, acessibilidade e trabalho. São explorados os recursos didáticos que a internet proporciona, refletindo sobre as potencialidades e significados dessa educação a partir dos conceitos de desescolarização de Ivan Illich (1985) e de rede de Manuel Castells (1999; 2015; 2017), sendo este o cerne deste trabalho. |
Ulá Cá | A ruptura do processo educacional de raparigas na região de Biombo em Guiné Bissau. |
Leandro dos Santos | A capital da inovação: arranjos institucionais do empreendedorismo inovador no polo tecnológico de Florianópolis. (Trabalho Completo)
Resumo:
A análise do quadro institucional da inovação foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental (legislação, reportagens, relatórios, biografias, artigos, manifestos, apresentação de programas e organizações), observação em campo (realizada nos eventos promovidos pelo setor), entrevistas e análise de dados estatísticos provenientes de fontes oficiais. No plano local, a constituição de um espaço atrelado à questão da inovação teve início com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina tão bem como de uma Escola de Engenharia Industrial conectando-se ao projeto desenvolvimentista nacional, parte do Plano de Metas do governo JK. A presença de empresas estatais e a reorganização de setores demandantes de tecnologia estimulou o surgimento de novos atores econômicos, um ambiente igualmente beneficiado pela reserva de mercado. Também se destacou, nesse contexto, a figura de Stemmer, vindo da UFRGS, constituindo a liderança na abertura desse espaço em Florianópolis. No processo de construção desse mercado, as representações do empreendedorismo inovador tecem uma identidade particular, que toma forma no encontro entre empresas e universidade. Como materializações de ações políticas e culturais, o conjunto de investimentos continuamente aplicados na cidade e que se manifestam, dentre outros meios, na forma de incentivos fiscais, premiações, parques tecnológicos, incubadoras e programas de apoio à formação de empresas, foram estabelecendo as condições de produção e reprodução do empreendedorismo inovador, hoje estabelecido como vocação econômica local. |
Karen Lucia Martinez | Ciência sem fronteiras na UFSC: Universitários (as) atendidos e percepção dos alunos e das alunas em perspectiva sociológica. (Trabalho completo)
Resumo:
O programa federal Ciência Sem Fronteiras (CsF) foi anunciado em 2011 como promessa inovadora no Brasil. Este programa focaliza áreas relacionadas a tecnologia em detrimento das Ciências Humanas. A análise do questionário realizado via googledocscom os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) os quais acessaram o CsFsugerem mecanismos mais aprimorados na seleção dos acadêmicos e das universidades do exterior.Na visão de Bourdieu a diferenciação dos diplomas pode se constituir em uma estratégia dos extratos sociais privilegiados no sentido de evitar a desclassificação de suas posições sociais. Agentes com capital econômico elevado e que já possuem um volume razoável de capital cultural somam vantagens em relação às outras classes sociais no acesso a este programa. Neste sentido, esta pesquisa aponta como filhos oriundos da classe média o público selecionado que agrega maiores ganhos noCsF. |
Suzana Maria Pozzer da Silveira | A importância da Educação Ambiental no desenvolvimento territorial sustentável: o papel dos Institutos Federais. |
Leonardo Silva | A gênese do valor econômico dos serviços de polinização prestado pelas abelhas à indústria de maçãs de Fraiburgo (SC): análise à luz da Nova Sociologia Econômica. (Trabalho Completo)
Resumo:
À luz sobretudo do Nova Sociologia Econômica (NSE), neste estudo tive por objetivo descrever e analisar as condições objetivas e subjetivas que tornaram possível a emergência do valor econômico do serviços de polinização prestados pelas abelhas Apis mellifera à indústria de maçãs de Fraiburgo – SC. Posicionando-me contra a tese reducionista da economia neoclássica de que a transformação de bens não econômicos em bens econômicos deve-se unicamente a uma alteração na relação entre a demanda e a oferta existentes, busquei chamar a atenção para a importância da dimensão simbólica do processo de constituição do valor econômico dos serviços de polinização. Argumentando que a existência objetiva de um déficit de polinização em Fraiburgo somente pôde conduzir à emergência do valor econômico da polinização realizada pelas abelhas Apis mellifera manejadas porque na atualidade existe um corpo teórico que permite a percepção e compreensão deste fenômeno, destaquei sobretudo o papel desempenhado por especialistas prescritores como Amnon Erez e Helmuth Wiese. Ao demonstrarem aos grandes pomicultores tanto sua necessidade (i.e., a correção do déficit de polinização) como o meio de satisfazê-la (i.e., o uso de Apis mellifera manejadas), esses prescritores acabaram contribuindo para a constituição daquilo que a priori estariam apenas constatando, isto é, a escassez, utilidade e, por conseguinte, o valor econômico dos serviços de polinização ealizados pelas abelhas Apis mellifera. |
Bárbara Michele Amorim | As transformações e processos recentes da Nutrição: instituições, mercado e formação de profissionais em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. (Trabalho Completo)
Resumo:
Entendemos que o surgimento do Curso de Nutrição destaca características acentuadas da modernidade mais que outros cursos da área da saúde. Esse curso encontra-se em posição menos prestigiosa no campo intelectual, que dessa forma ressalta as disputas e interesses de diversos atores na tentativa de configurá-lo enquanto campo de poder. Portanto, 1) seja pelo corte sincrônico que revela-nos os condicionantes históricos, regionais e a disposição dos atores nos marcos de nossa pesquisa no Brasil e em Florianópolis, 2) o corte diacrônico revela-nos que a diversidade e muitas vezes a surpreendente ambivalência de temas, técnicas e perspectivas de atuação dessa ciência nascente no Brasil – que atribuímos como causas predominantes a enorme influencia da indústria alimentícia, dos meios de comunicação e de políticas publicas de nutrição – influi diretamente no destino e no perfil profissional de seus egressos. |
Karen Lucia Martinez | Ciências sem Fronteiras na UFSC: a mobilidade estudantil em perspectiva sociológica. (Trabalho completo)
Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo o Programa Ciência Sem Fronteiras – CsF – e sua implementação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – no campus da Trindade. O estudo tem como objetivo verificar o gerenciamento deste programa analisando como efetuam a validação de disciplinas, tradução dos históricos escolares, a seleção dos alunos, e a comunicação entre os departamentos de ensino da UFSC e Secretaria de Relações Internacionais – SINTER – com relação ao CsF. Partimos do referencial de Pierre Bourdieu para pensar o CsF como um campo em construção e analisar quais as estratégias em jogo. Esta pesquisa pretendeu descrever e avaliar a implementação deste programa através dos atores envolvidos no CsF neste campus. Com este intuito, foram realizadas dez entrevistas com os coordenadores dos cursos de graduação. A análise das entrevistas mostra que mesmo o programa CsF sendo uma oportunidade única, existe a necessidade de maior organização, principalmente interna às universidades brasileiras que enviam alunos para universidades no exterior. Os desafios citados pelos coordenadores vão desde a falta de conhecimento de quantos de seus alunos praticam ou praticaram essa mobilidade até as limitações jurídicas para o procedimento de validação, mesmo que ela não surja como questão chave. |
Talita Guímel Machado | Programa Ensino Médio Inovador: atores e ações na construção de uma política pública. Estudo na escola de educação básica Getúlio Vargas. (Trabalho Completo)
Resumo:
Os jovens estão no centro de várias politicas públicas. Iniciativas voltadas para este público surgem como promessa do desmonte do ciclo vicioso da pobreza no Brasil. Como as políticas públicas abordam os jovens e quais atores são mobilizados neste processo? Esta pequisa analisou a implantação de uma política pública voltada para estabelecimentos de ensino que atendem a população jovem no ensino médio. O objetivo desta pesquisa é observar a inserção do Programa de Ensino Médio Inovador (ProEMI) na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas – pública e estadual – analisando a forma como os atores envolvidos significam sua participação no referido projeto. Analisamos esta experiência a partir da ótica dos alunos, docentes e gestores envolvidos tendo como referência a noção de campo de Pierre Bourdieu. O programa é uma política pública inspirada nos Institutos Federais e que almeja, entre outros, a diminuição da evasão escolar. Como estudantes, gestores e professores se envolvem nesta iniciativa? A análise na escola Getúlio Vargas permitiu vislumbrar dilemas e incertezas do próprio processo de implementação. Embora incluída no Projeto Político Pedagógico da escola desde 2012 há uma falta de consenso entre os atores envolvidos sobre o que é e como implementar a escola em tempo integral. Este é um processo em construção. Sem desconsiderar os dilemas, as iniciativas iniciais permitem afirmar uma melhora de qualidade do ambiente profissional para os professores, como as 10 horas liberadas para atividades e da parte dos alunos uma percepção positiva da experiência das viagens no ambiente escolar. |
Sara Durante Baschirotto | Responsabilidade Social Empresarial: uma análise a partir da Tractbel energia em perspectiva sociológica. (Trabalho Completo)
Resumo:
A presente pesquisa tem como objeto a empresa Tractebel, analisando a forma como divulga seus programas e ações de Responsabilidade Social Empresarial em perspectiva sociológica. O método escolhido foi pesquisa bibliográfica, análise documental no endereço eletrônico da empresa e entrevista semiestruturada. Os autores que compõem o referencial teórico são Max Weber, Luc Boltanski e Ève Chiapello. Como principais resultados, observamos que a divulgação anual de Relatórios de Sustentabilidade é feita desde 2003 de forma não padronizada, embora siga algumas normas internacionais, como o ISO 26000 e a GRI. Apesar de a empresa apresentar nos Relatórios os seus valores, elaborar programas de RSE e divulgar os relatórios com informações dessas ações, constata-se que os relatórios contêm mais informações de interesse dos acionistas do que de públicos de interesse. A grande parte dos investimentos em programas de responsabilidade social é incentivada através de leis federais que permitem diminuir o valor dos impostos pagos pela empresa. Um dos principais condutores dos relatórios da empresa é sua manutenção no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Então, a elaboração e divulgação dos relatórios podem indicar uma ação racional referente a valores, mas também há a possibilidade de dizer que é uma ação racional referente a fins e uma ação tradicional, ao mesmo tempo. |
Bruno Barreiros | Mercado de orgânicos ou de distinções? Uma investigação sociológica da formação dos gostos em um mercado especializado. (Trabalho Completo)
Resumo:
O mercado de alimentos orgânicos tem passado por importantes transformações, as quais, em geral, têm sido identificadas como um processo de assemelhamento cada vez maior aos mercados alimentares convencionais. Este processo tem sido chamado na literatura sociológica de convencionalização. Buscando contribuir para a compreensão do atual momento do mercado de orgânicos, o presente trabalho investiga um caso proeminente de Florianópolis: o Mercado Cantinho Especial. A localização do mercado é extremamente central em relação à produção e consumo deste tipo de produtos, já que está numa capital de destaque nacional. A metodologia empregada nesse trabalho envolveu seis meses de análise da página institucional (fan page) do mercado em uma rede social, oito meses de observações assistemáticas no interior do mercado e 9 entrevistas narrativas com agentes da oferta e da demanda. Sob a luz principalmente dos aportes teóricos da sociologia dos gostos de Pierre Bourdieu e da sociologia econômica, foi possível identificar que as preferências e significados dos consumidores em relação aos produtos orgânicos são construídos atrelados a outros gostos e significados que abrangem um espectro grande de atividades, desde a decoração da casa e da música, até a moda e os roteiros de viagens. Argumenta-se aqui que categorias de análise recorrentes em pesquisas sociológicas sobre espaços de compra e venda de orgânicos, tais como o consumo político e a ética ecológica, são rarefeitas entre os agentes sociais do principal mercado especializado da capital catarinense. Em seu lugar, percebe-se que os orgânicos estão na vitrine, atuando como chamarizes, de um mercado de trocas simbólicas distintivas. Estas, quando reunidas em conjunto, podem ser identificadas como um estilo de vida marcado pelo elogio ao exotismo, ao cosmopolitismo, à moda e ao artístico. O Mercado Cantinho Especial pode ser entendido como um retrato não apenas da convencionalização dos mercados de alimentos orgânicos, mas também das formas de apropriação dos mercados alimentares alternativos por estratos mais favorecidos em termos de capital econômico e cultural. |
Lúcio Américo Gomes Dall Fôrno | Tecnólogos x engenheiros: aspectos de uma luta em torno da definição de uma profissão. (Trabalho Completo)
Resumo:
Essa dissertação investiga um aspecto da construção social dos limites que distinguem uma profissão analisando a relação entre os tecnólogos da Engenharia e os conselhos profissionais da área. Os tecnólogos são profissionais com título escolar considerado pelo Ministério da Educação como de nível superior. Porém, suas atividades profissionais sofrem restrições por parte dos conselhos, fazendo com que não possam se responsabilizar por atividades que um engenheiro e até um técnico de nível médio, com escolaridade inferior, poderiam. Durante a pesquisa, percebe-se que as relações de compra e venda de força de trabalho desses tecnólogos ainda se encontram pouco regulamentadas pelo Estado, o que torna o processo de negociação das delimitações profissionais mais fluido, dependendo das decisões favoráveis dos conselhos profissionais ou do Poder Judiciário. |
Izabel Alves Macedo Mendes | O perfil do aluno do IFNMG Campus Januária em Perspectiva Sociológica. (Trabalho Completo)
Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo refletir sobre a mudança no perfil socioeconômico do aluno que acessa o IFNMG Campus Januária nos últimos anos. No contexto da globalização e a partir de alterações legais no sentido do reconhecimento e valorização do ensino técnico no Brasil, novas escolas foram criadas e o governo federal, a partir da era Lula, realizou diferentes investimentos no setor. Isso fez com que a educação profissional ganhasse novas projeções. Foi possível constatar que, ao mesmo tempo em que os cursos técnicos passam por um processo de reconhecimento legal no Brasil, o contexto do mercado de trabalho onde a formação técnica é exigida, igualmente se modifica. A passagem do fordismo para o pós-fordismo demanda a substituição de habilidades manuais e únicas pela capacidade do trabalhador administrar normas gerenciais na era das competências. A fala dos professores e ex-alunos traz o relato de uma mudança no perfil do aluno do IFNMG Campus Januária, quando se compara com o perfil de um público de classe desfavorecida que foi no passado atendido pela instituição, refletindo antes uma alteração geral no perfil de uma região que experimenta melhorias nos índices de desenvolvimento, resultado, em parte, da inserção do próprio IFNMG na região. |
Elza C. C. Batista | Trajetórias escolares de jovens assentados: estudo em Arinos/MG. (Trabalho Completo)
Resumo:
Este trabalho trata das trajetórias escolares dos jovens de doze famílias de assentamentos da reforma agrária no município de Arinos, Noroeste de Minas Gerais. Situado na Mancha de Assentamentos do Entorno do Distrito Federal, este município foi o cenário de manifestações de luta pela terra e também pela educação dos acampados e assentados. É nesse contexto que a pesquisa perseguiu os objetivos de investigar a relação entre a dinâmica familiar e a trajetória escolar de alunos provenientes de famílias de assentados da Reforma Agrária e que são atendidos pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e Escola Estadual Chico Mendes. Nossa perspectiva teórica considerou a influência do lugar de origem, bem como das relações familiares nas trajetórias escolares de alunos assentados que estão cursando o Ensino Médio ou já o concluíram na escola do próprio assentamento, em escolas estaduais do município ou no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Durante a pesquisa, analisamos o modo como as famílias envolvidas no processo de reforma agrária, sobretudo os jovens em idade escolar, vivenciaram a experiência de assentados e construíram sua relação com a educação formal. Interessou-nos igualmente o modo como a condição de assentado marca as escolhas e trajetórias dos jovens em relação à escolaridade e, por fim, a maneira que o MST e a ideia de luta pela terra atuaram nesta construção. Concluiu-se que a defesa de um modelo pedagógico alternativo por parte do MST (com forte conotação ideológica) parece estar distante das aspirações de pais e estudantes assentados que voltam-se atualmente na direção dos desafios do mercado de trabalho. Entendemos também que as instituições de educação acessadas pelos assentados não contemplam as especificidades da sua condição: o cotidiano escolar é marcado pelo constrangimento e pela violência simbólica que evidenciam-se sobretudo através de imagens pejorativas e pela desvalorização do mundo rural no espaço urbano. Estes elementos são significativos quando observamos o alto índice de reprovação e abandono por parte desse público. Políticas Públicas para acolhimento e adaptação destes estudantes assentados à realidade escolar tanto no IFNMG como nas demais escolas seriam bem vindas. |
Bruno da Costa Barreiros | A elite empresarial sustentável e suas práticas: prescrevendo ações e justificando o capitalismo? |
Ana Carolina Bordinhão Pires | Alimentação escolar como proposta saudável: a performatividade dos profissionais frente à realidade escolar em Florianópolis – SC. (Trabalho completo)
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é identificar entre os profissionais gestores da educação e os profissionais nutricionistas do PNAE a relação de troca de informações e ações de intervenção visando a educação alimentar e melhor adesão dos alunos ao programa governamental. A metodologia aplicada se deu por entrevistas semi-estruturadas aplicadas com os diretores de duas escolas estaduais do município de Florianópolis-SC e duas nutricionistas atuantes no CECANE, entidade que atua pelo PNAE no estado de Santa Catarina. Como resultados obtidos observamos uma falta de informação e distanciamento dos diretores escolares do tema, ausência de incentivos a educação para a alimentação saudável. Sugerimos ainda que a baixa adesão dos alunos à alimentação oferecida pela escola através do PNAE se deve a falta de investimento no conhecimento das refeições. Por um lado, os nutricionistas atuantes do CECANE relatam um trabalho de êxito com as escolas municipais e de outro reconhecem um distanciamento burocrático e funcional com as escolas estaduais, impedindo a sua atuação. Aqui apontamos para um paradoxo de uma política pública: embora a rede estadual de ensino oferte a seus alunos alimentação saudável, ela nem sempre chega a ser fonte de alimentação efetiva para eles. Uma melhor articulação dos profissionais nutricionistas com as escolas estaduais seria bem vinda. |
Wandgleisom Garcia de Moura | A construção social do mercado pet food no Brasil: estudo de caso da família Sens. (Trabalho Completo)
Resumo:
Esta pesquisa apresenta o estudo de caso da família Sens – proprietária de um Pet Shop. Por meio da sua trajetória, acompanha-se o processo de formação do mercado de rações pet no Brasil a partir do referencial da Sociologia Econômica. O estudo de caso mostra uma variação de significados dos animais de estimação. O processo de fusões e aquisições de empresas multinacionais do setor de rações na década de 1990 constrói e é construído pela emergência de uma classe média que, se antes possuía cães como bens utilitários para proteger as casas, agora os coloca dentro de casa, tornando-se parte da família. |