Participação do NUSEC na ANPOCS 2018
O Núcleo de Sociologia Econômica da UFSC esteve presente, por meio da professora coordenadora do núcleo, Marcia da Silva Mazon, no 42º encontro da ANPOCS, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro na cidade de Caxambú.
Fórum na ANPOCS – Caxambú- MG: Fórum 3 – Novas perspectivas da Sociologia Econômica.Sala 22 – Hotel Palace – 25/10/2018 – Sessão 3- Sociologia Econômica Brasileira: avanços, limites e a construção de novos horizontes. Coordenação: Maria Aparecida Chaves Jardim (UNESP).
O objetivo do Fórum foi propor uma reflexão sobre os avanços, limites e novos horizontes da sociologia econômica no Brasil. As apresentações se basearam em análises e experiências empíricas oriundas de diferentes contextos de pesquisa, nas quais os participantes compartilham do mesmo diagnóstico: vigorosa há quase 20 anos e com uma produção densa e interdisciplinar, a sociologia econômica brasileira tornou-se uma referência nos debates sociológicos contemporâneos. Contudo, para manter seu poder analítico, torna-se necessário identificar seus avanços, limites e novas agendas. A primeira exposição, de André Vereta-Nahoum (USP), refletiu sobre a participação de diferentes campos do conhecimento no desenho de mercados e instituições econômicas para propor um novo padrão de relacionamento da sociologia com a economia. Em seguida, Márcia Mazon (UFSC) abordou os desafios do mundo rural e novos objetos de pesquisa a partir da lente da Sociologia Econômica. Finalmente, Cristiano Monteiro (UFF) abordou a análise do capitalismo e do neoliberalismo a partir das diferentes apropriações da ideia de embeddedness desde o ressurgimento da Sociologia Econômica na década de 1980 até o contexto atual.